Quedas na Geriatria

O papel do Podólogo mediante as quedas na geriatria.

As quedas do idoso são um ponto de estudo no campo da geriatria e da podologia. As fraturas, a diminuição da força e as lesões tornam difícil a vida diária dos anciãos. Sobre todas essas alterações, existem muitos estudos, tratamentos e uma grande quantidade de ferramentas para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

As quedas representam um grande problema de saúde, aproximadamente 30% da população idosa mais jovem (65 a 74 anos) sofre uma queda/ano. Esse número pode aumentar até 50% em pessoas com mais de 80 anos. Anna Maria C. T. Silva, 81, é paciente da Clínica Podológica São Camilo há 18 anos. “Já sofri algumas quedas, inclusive uma vez foi por causa do tipo de calçado (sola muito lisa) e acabei escorregando, mas aprendi a lição, e hoje sou muito cuidadosa com o tipo de sapato que uso, pois recebo a orientação do podólogo sobre o calçado e a palmilha, além dos cuidados em geral com os pés, tratando as unhas encravadas, eliminando as dores, gerando conforto aos pés e total segurança ao caminhar sem risco de quedas”. 

Anna Maria C. T. Silva, paciente há 18 anos da Clínica Podológica São Camilo valoriza a prevenção e o cuidado da saúde dos seus pés

As quedas e a podologia

A Podogeriatria é o cuidado, tratamento e acompanhamento dos pés idosos. A podologia, nesta fase, é fundamental para garantir a saúde dos pés e a qualidade de vida dessas pessoas. 

O papel do podólogo na prevenção de quedas é de extrema importância. Uma hiperqueratose plantar pode alterar a marcha, devido à dor que ela produz, e qualquer ponto de dor, como um heloma plantar ou interdigital, hiperqueratose plantar, pode alterar a marcha, já que os pacientes evitam pisar áreas de dor, isso produz alterações na deambulação com o consequente aparecimento de algias novas, no nível do joelho ou do quadril, e que, com uma podoprofilaxia simples, podem se evitar. 

Maria Efigênia C. M. Borges, 68, é paciente da Clínica São Camilo há 7 anos e confirma a importância do cuidado com os pés. “Realmente, estamos em uma idade que qualquer queda pode nos causar um problema de saúde para o resto da vida. Eu mesma já caí, e trinquei um ossinho da mão. Por isso, cuido da saúde dos meus pés com um tratamento preventivo, porque, onde você não sente dor e faz uso de sapatos adequados, as chances de quedas diminuem bastante”, explica a paciente.

Maria Efigênia confirma a importância do podólogo na prevenção das quedas

Atuação podológica

O Podólogo é um profissional da área da saúde. A função dele, além de tratar algumas lesões superficiais, é prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés como micoses nas unhas e entre os dedos, conhecidas popularmente como frieiras, unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas.

Há um teste que o podólogo pode realizar em suas consultas, ou centros de trabalho, sempre que um paciente se refere à história de queda ou há suspeita disso. O Teste de Tinetti serve para identificar o risco de quedas. É fácil, rápido de ser aplicado e não exige material específico para isso.

As quedas são multifatoriais tanto na prevenção como no tratamento, nessa situação o podólogo desempenha um papel fundamental na promoção da saúde dos pés. “A intervenção podológica junto com a equipe multidisciplinar presta os cuidados preventivos e curativos ao paciente idoso.  Por conta do próprio processo do envelhecimento do paciente idoso, a chance de quedas aumenta, desencadeando uma série de patologias que devem ser tratadas por um podólogo, evitando assim, complicações e dores nos pés”, explica a podóloga e enfermeira da Clínica Podológica São Camilo, Maxsandra Ferreira.

Além disso, o podólogo pode acomodar o pé por meio de uma palmilha personalizada para proporcionar estabilidade, reduzir a dor e o uso de órteses de silicone, medidas que devem ser utilizadas como suporte na prevenção de quedas em geriatria.

A podóloga e enfermeira Maxsandra Ferreira, reforça a importância da Podogeriatria para garantir a saúde dos pés e a qualidade de vida dos idosos

Deixe o seu comentário

×