Importância da Podopediatria

Podopediatria ou podologia infantil é o tratamento que visa a saúde dos pés de crianças de zero a doze anos de idade. Esse cuidado é essencial para assegurar o desenvolvimento correto dos pés dos pequenos e a prevenção de possíveis problemas no futuro. Algumas deformidades na pisada ou dores na fase adulta se devem a falta de atenção e cuidados durante a infância.

Os recém-nascidos devem receber atenção especial, pois neles o local que mais perde e recebe calor são nos pés. Médicos afirmam, também, que os primeiros três anos de idade são muito importantes porque estabelecem a forma básica dos pés.

A maior parte das alterações podológicas são hereditárias, porém a posição que a criança adota ao dormir e posição em que se encontram as pernas do bebe na barriga da mãe também podem provocar modificações nos pés dos pequenos. Isso acontece porque os pés infantis são muito macios e flexíveis, qualquer pressão anormal pode causar deformidades e isso só será percebido quando a criança começar a andar.

Como garantir a saúde dos pés das crianças?

O principal cuidado é ter a devida atenção ao desenvolvimento infantil. O pé chato, por exemplo, não causa dores em crianças pequenas, o que significa que elas não vão reclamar. Você já reparou que alguns bebês usam sapatinhos bem justos e não demonstram desconforto?

Assim, cabe aos pais ou responsáveis observarem qualquer irregularidade ou condição diferente do padrão normal, como por exemplo (dedos sobrepostos, vermelhidão intensa ou ausência do arco plantar).

Semana da criança Clínica Podológica São Camilo

Sabendo da importância da Podopediatria na saúde dos pés das crianças, a Clínica Podológica São Camilo está realizando uma semana especial de cuidados com os pés dos nossos baixinhos. Confira algumas fotos.

Você está com dúvida sobre a saúde dos pés do seu filho?

Agende agora mesmo a sua avaliação que será um prazer atendê-los.

1 comentário em “Importância da Podopediatria”

  1. Meu sobrinho foi pela primeira vez à clínica e ficou encantado com o atendimento. Falou para os colegas da escola como foi importante para ele procurar um
    profissional podólogo.

Deixe o seu comentário

Open chat
Olá, podemos ajudar?